Remoção de Nevos

Nevos (popularmente conhecido como “pintas” e em alguns casos como “verrugas“) são lesões pigmentadas benignas que podem aparecer em qualquer parte do corpo. Eles podem ser dos tipos juncional, composto ou intradérmico e geralmente são inofensivos, mas é preciso a avaliação por um dermatologista antes de indicar a remoção, pois alguns tumores cutâneos, como por exemplo o melanoma, podem se manifestar clinicamente como pintas.

Nevo papilomatoso no dorso, uma lesão frequentemente removida por fins estéticos

Como é feita a remoção de nevos?

A remoção de nevos é um procedimento médico. Como as lesões são inofensivas, geralmente a remoção é indicada por razões estéticas, quando incomoda o paciente. 

O procedimento é realizado no consultório com anestesia local e sutura. Normalmente são dados pontos na pele que são retirados em torno de 7 a 10 dias, a depender do tamanho e da localização da lesão. O material excisado sempre é enviado para biópsia (anatomopatológico).

Homem com várias pintas nevos no dorso.
Múltiplos nevos no dorso de um paciente. Nesses casos, antes da remoção por fins estéticos, é necessário avaliação criteriosa de cada uma das lesões.

Respostas para as dúvidas mais comuns sobre exérese de pintas (nevos) no dia a dia do consultório:

A retirada de nevos (pintas) é uma pequena cirurgia realizada com anestesia local, na maioria das vezes em consultório, com o paciente liberado no mesmo dia. Geralmente a indicação é estética, devido a uma queixa do paciente. Para uma cicatrização ótima, uma sutura é realizada e no pós operatório são indicadas pomadas cicatrizantes. Os pontos são retirados entre 7-14 dias a depender do tamanho e da localização da lesão original. O material retirado sempre é enviado para biópsia (anatomopatológico).

Os nevos (popularmente conhecidos como pintas) são lesões benignas que não necessitam ser retirados do ponto de vista de saúde. Ocorre que alguns cânceres de pele também se manifestam como manchas na pele, simulando pintas benignas, e estes devem ser retirados. Dessa forma, após a avaliação do dermatologista, se identificado que uma pinta é suspeita de um câncer de pele, a lesão deve ser retirada. Nesses casos, é imprescindível o envio da lesão retirada para o estudo anatomopatológico (biópsia).

Sim, você pode retirar e esse procedimento inclusive é bem frequente no consultório. Como toda cirurgia em que foi feita uma incisão na pele, sempre haverá uma cicatriz associada. Entretanto, com uma boa técnica cirúrgica e cuidados adequados no pós operatório, é possível minimizar ao máximo a cicatriz após a retirada de uma pinta ou nevo. É importante ressaltar ainda que fatores do próprio paciente como por exemplo o fototipo, tabagismo e diabetes podem afetar também o processo de cicatrização.

Sim, mas as duas técnicas não são recomendadas porque lesões malignas podem se manifestar como pintas e a excisão com laser ou eletrocoagulação pode comprometer a análise histopatológica pelo patologista. A excisão com bisturi e sutura preserva o material e com isso é possível analisá-lo, determinando se a lesão era apenas uma pinta benigna ou uma lesão maligna que simulava uma pinta comum. 

Em alguns casos específicos sim, mas a resposta definitiva é dada individualmente após avaliação do seu caso.

Os nevos displásicos (ou pintas atípicas) não são câncer de pele, e não há o que preocupar quando uma biópsia veio displásica. No entanto, pacientes com muitos nevos displásicos têm maior predisposição ao desenvolvimento de melanoma , um câncer de pele agressivo, e é necessária avaliação dermatológica. É importante saber se há história familiar de melanoma, se há passado de exposição intensa ao sol ou de queimadura solar. 

Conselho Federal de Medicina (CFM) proíbe a divulgação de preços de procedimentos ou cirurgias em sites da internet e sem a devida avaliação médica.

Art. 3º Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional.

Portanto, para saber o preço de uma cirurgia de retirada de pintas forma ética e dentro da lei, o Dr Rodrigo Azevedo irá avaliar o seu caso específico em consulta médica e, havendo indicação do procedimento, lhe apresentará os custos e condições de pagamento.

Caso ainda tenha dúvidas, mande uma mensagem para o (19) 99427-9734 que teremos o maior prazer em lhe ajudar

Conselho Federal de Medicina (CFM) proíbe a divulgação de fotos de antes e depois de procedimentos e cirurgias, mesmo que o paciente não seja identificado ou que tenha permitido. 

Portanto, não é permitido a divulgação desse tipo de conteúdo. De forma correta e ética, todas as dúvidas em relação à cirurgia de retiradas de pintas são esclarecidas em consulta, desde antes do procedimento até o pós operatório.

Caso ainda tenha dúvidas, mande uma mensagem para o (19) 99427-9734 que teremos o maior prazer em lhe ajudar.

Ficou alguma dúvida? 

Entre em contato.

(19) 99427-9734

contato@laze.com.br

Ou se preferir, mande uma mensagem por aqui mesmo. Sempre respondemos.

Scroll to Top