Cirurgia da Hidradenite Supurativa
A cirurgia é um dos tratamentos para a hidradenite supurativa, uma condição crônica da pele que causa abscessos, fístulas e cicatrizes dolorosas em áreas como as axilas, virilhas e nádegas. O objetivo da cirurgia é remover os tecidos afetados pela doença e, assim, reduzir a dor e recorrência.
Antes da cirurgia, é importante discutir as opções de tratamento. É possível que outros tratamentos, como antibióticos e terapias imunomoduladoras, possam ser úteis na redução da inflamação e no controle da condição e pode ser necessário o controle da doença antes da operação. Além disso, o pós-operatório exige cuidados especiais para prevenir infecções e promover a cicatrização adequada.
Respostas para as dúvidas mais comuns sobre Cirurgia da Hidradenite Supurativa no dia a dia do consultório:
Nem todos os casos de hidradenite supurativa necessitam de cirurgia. No geral apenas formas graves, com formação de fístulas complexas, se beneficiam da cirurgia.
A cirurgia da hidradenite supurativa geralmente é realizada em regime hospitalar com anestesia local. As fistulas são demarcadas e removidas até o subcutâneo e, em seguida, são dados pontos para aproximação da pele sã. É importante salientar que o melhor tratamento é determinado de forma individual e nem sempre a cirurgia é a primeira opção.
Em alguns casos específicos sim, mas a resposta definitiva é dada individualmente após avaliação do seu caso.
A recuperação de uma cirurgia de hidradenite supurativa depende da gravidade da doença. No geral, com 14 a 21 dias os pontos são retirados e, até lá, pode haver drenagem de secreção serosanguinolenta nas áreas operadas e necessidade de repouso. As recomendações específicas são feitas individualmente para cada caso.
No geral a Hidradenite Supurativa não oferece perigo à vida ou risco de morte, mas tem grande potencial de afetar a qualidade de vida de quem sofre com a doença. Formas crônicas com muitos anos de evolução sem diagnóstico podem ter lesões gravíssimas que podem, de alguma forma, causar risco maior à vida, mas são mais raras.
Não, Hidradenite Supurativa e Furúnculo são doenças diferentes. A hidradenite, de uma forma simples, é uma doença crônica causada por uma oclusão na unidade dos folículos pilosos da pele, enquanto os furúnculos são infecções causadas por bactérias, sem necessariamente oclusão folicular. Enquanto a hidradenite é uma doença crônica, recorrente, com necessidade de terapia e acompanhamento específicos, os furúnculos tendem a se curar com antibióticoterapia e medidas preventivas.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) proíbe a divulgação de preços de procedimentos ou cirurgias em sites da internet e sem a devida avaliação médica.
Portanto, para saber o preço de uma cirurgia de Hidradenite Supurativa de forma ética e dentro da lei, o Dr Rodrigo Azevedo irá avaliar o seu caso específico em consulta médica e, havendo indicação do procedimento, lhe apresentará os custos e condições de pagamento.
Caso ainda tenha dúvidas, mande uma mensagem para o (19) 99427-9734 que teremos o maior prazer em lhe ajudar
O Conselho Federal de Medicina (CFM) proíbe a divulgação de fotos de antes e depois de procedimentos e cirurgias, mesmo que o paciente não seja identificado ou que tenha permitido.
Portanto, não é permitido a divulgação desse tipo de conteúdo. De forma correta e ética, todas as dúvidas em relação à cirurgia de hidradenite supurativa são esclarecidas em consulta, desde antes do procedimento até o pós operatório.
Caso ainda tenha dúvidas, mande uma mensagem para o (19) 99427-9734 que teremos o maior prazer em lhe ajudar.