Doenças das Unhas

Além da estética, as unhas têm a função de proteger os dedos de mãos e pés durante os movimentos de preensão e traumas locais. São várias as condições que acometem o aparelho ungueal, desde processos inflamatórios, traumáticos ou neoplásicos.

 

Foto de distrofia ungueal do tipo distrofia canalicular de heller
Distrofia Canalicular de Heller, uma forma de onicodistrofia associada a atruma local.

Os cistos do aparelho ungueal são proliferações benignas que podem ocorrer tanto na região da matriz (onde a unha é fabricada), quanto no leito da unha. Geralmente são indolores e o sintoma é uma alteração permanente na forma da unha. O tratamento na maior parte das vezes é cirúrgico.

As cromoníquias são alterações na cor das unhas, e têm diversas causas, passando por doenças sistêmicas, tumores, infecções bacterianas e outros.

Onicodistrofia é um termo genérico para se referir a qualquer alteração na lâmina ungueal. Pode ser causada por cistos, doenças inflamatórias como por exemplo psoríase, alopecia areata e o líquen plano, ou por neoplasias do aparelho ungueal. É importante a avaliação do dermatologista para identificar a causa da distrofia e estabelecer um tratamento.

É uma lesão vascular adquirida, muito sangrante quando traumatizada, cuja causa geralmente é por um estímulo traumático, mas pode também ser secundária a gravidez ou o uso de algumas medicações, como a isotretinoína. É muito comum surgir nas bordas ungueais em unhas encravadas.

O Líquen plano é uma doença inflamatória que pode acometer também o aparelho ungueal, causando deformidades que podem se tornar permanentes, caso não tratadas. É importante a avaliação do dermatologista.

As micoses das unhas são infecções fúngicas em qualquer parte do aparelho ungueal. Nas unhas dos pés, essas infecções são fator de risco para celulite e erisipela nos membros inferiores, especialmente em pacientes diabéticos, e por isso o tratamento é importante. O tratamento é feito com antibióticos tópicos e orais e depende do grau de acometimento ungueal.

A onicomadese é uma distrofia caracterizada por chanfraduras transversas nas lâminas ungueais e ocorre devido à interrupção temporária de seu crescimento. Geralmente o quadro é secundário a enfermidades temporárias e a largura da chanfradura é proporcional ao tempo de adoecimento.

Os tumores ungueais são proliferações benignas ou malignas que podem ocorrer em qualquer parte do aparelho ungueal, desde a matriz, leito e bordas. Podem surgir como manchas persistentes, tumorações ou feridas que não cicatrizam. A suspeita geralmente é feita após o exame clínico, mas para o diagnóstico pode ser necessária biópsia ou exames de imagem. É importante procurar um dermatologista.

A unha encravada é uma condição em que a borda da unha cresce na pele ao seu redor, causando inflamação, dor e, às vezes, infecção. É comum nas unhas dos pés, especialmente no primeiro dedo, e pode ser causada por vários fatores, incluindo uso inadequado de sapatos, unhas curtas ou mal cortadas, sudorese excessiva, obesidade, traumatismo repetitivo e doenças subjacentes. O tratamento depende da gravidade do quadro e pode variar desde controle dos fatores de risco até cirurgia. É importante procurar ajuda médica se você suspeitar de uma unha encravada.

Unhas frágeis são aquelas propensas a quebrar, rachar ou se partir facilmente, especialmente em suas extremidades. Isso pode ser causado por uma variedade de fatores, incluindo falta de nutrientes, exposição excessiva a produtos químicos, doenças subjacentes, estresse ou até mesmo por hábitos diários, como arranhar ou roer as unhas com frequência. Para tratar essa condição, recomenda-se evitar hábitos prejudiciais, usar luvas protetoras ao lidar com produtos químicos, ter uma dieta equilibrada e considerar o uso de produtos fortalecedores. Se o sintoma persistir, é importante consultar um médico dermatologista para avaliar a causa subjacente e determinar o tratamento adequado.

Paroníquia é a inflamação da pele ao redor da unha e pode ser causada por traumas, agentes químicos (produtos de limpeza e derivados do cloro) e infecções secundárias por fungos ou bactérias. Os sintomas incluem vermelhidão, inchaço e dor ao redor das unhas ou na região da cutícula. Se os fatores causadores não são tratados, o quadro pode se cronificar. O tratamento inclui o uso de medicações antibióticas quando necessário, afastar os agentes causadores e, nos casos crônicos, cirurgia.

A psoríase é uma doença inflamatória crônica que pode acometer também as unhas, causando deformidades graves no aparato ungueal. Pode ser confundida com micoses e outras condições que causam distrofias. O tratamento geralmente é feito com medicações sistêmicas e é importante o acompanhamento por um dermatologista.

A retroníquia é uma condição em que a placa ungueal encrava na região proximal do aparato ungueal, causando perda do alinhamento normal entre a matriz e a placa. Afeta mais frequentemente o dedão do pé (Hálux) e é causada por traumas locais recorrentes, podendo gerar dor e desconforto no longo prazo. O diagnóstico é clinico, feito por um dermatologista, e o tratamento geralmente envolve a remoção da unha.

Essa condição é caracterizada por alteração da espessura da placa ungueal, com rugosidade, aspereza e opacidade excessivas. Não é uma doença específica das unhas e geralmente está associada a outras condições, como por exemplo alopecia areta, psoríase, liquen plano, dermatite atópica, traumas locais e contato frequente com produtos químicos irritantes.

Ficou alguma dúvida? 

Entre em contato.

(19) 99427-9734

contato@laze.com.br

Ou se preferir, mande uma mensagem por aqui mesmo. Sempre respondemos.

Scroll to Top