Biópsia da Pele, Cabelos e Unhas
Muito frequentemente são necessárias a realização de biópsias da pele, couro cabeludo, unhas ou das mucosas. Em casos em que há dúvida do diagnóstico, esse procedimento é realizado como um exame complementar.
Pode ser útil em dermatoses inflamatórias, vasculites, doenças infecciosas, buloses, doenças do couro cabeludo, lesões ungueais e das mucosas.
O procedimento geralmente é realizado com anestesia local no consultório e o paciente é liberado no mesmo dia.
Respostas para as dúvidas mais comuns sobre biópsias da pele, couro cabeludo, mucosas e do aparelho ungueal no dia a dia do consultório:
O dermatologista é o profissional capacitado para a realização da biópsia de pele. Independentemente da indicação, é importante escolher o melhor local da pele de onde o fragmento será retirado, e o dermatologista tem treinamento específico para isso.
A biópsia da pele e também do aparelho ungueal, do couro cabeludo ou das mucosas é um procedimento em que se remove um fragmento de uma região específica que será estudado por um patologista. O exame é muito importante em casos em que há dúvida diagnóstica ou em caso de tumores cutâneos.
No geral, não é necessário repouso após uma biópsia da pele, mucosas e couro cabeludo.
Após uma biópsia do aparelho ungueal, recomenda-se repouso por 3 a 7 dias para uma melhor cicatrização. A depender da sua profissão e o nível de atividade diária, recomendações adicionais de afastamento podem ser dadas para o seu caso específico.
As biópsias de pele ou do couro cabeludo são feitas em consultório com anestesia local. Após identificar o melhor local para biópsia, o dermatologista irá retirar um pequeno fragmento (geralmente de 3 a 8 milímetros) com o bisturi ou com um punch dermatológico. Depois, pode ser necessária a sutura do local, cujos pontos são retirados em 7 a 14 dias.
Isso depende da região onde se está e da complexidade de cada caso. No geral, na região de Campinas, local onde o Dr Rodrigo Azevedo atua, as biópsias demoram entre 7-14 dias para ficar prontas.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) proíbe a divulgação de preços de procedimentos ou cirurgias em sites da internet e sem a devida avaliação médica.
Portanto, para saber o preço de uma biópsia de pele, couro cabeludo, mucosas ou do aparelho ungueal de forma ética e dentro da lei, o Dr Rodrigo Azevedo irá avaliar o seu caso específico em consulta médica e, havendo indicação do procedimento, lhe apresentará os custos e condições de pagamento.
Caso ainda tenha dúvidas, mande uma mensagem para o (19) 99427-9734 que teremos o maior prazer em lhe ajudar.
Em alguns casos específicos sim, mas a resposta definitiva depende do seu caso individual.